
Falola, Toyin; Childs, Matt D (2019)
Os yoruba (yorùbá segundo a tua própria ortografia) constituem um vasto grupo etnolinguístico do oeste africano. Os yoruba constituem por volta de 30% da população total da Nigéria, e chegam a partir de 28 até quarenta milhões de pessoas em toda a localidade (22 milhões falam o teu idioma). Também contam com todo um sistema religioso que se expandiu em toda a diáspora cubana, conhecida como Regra de Osha-Ifa ou Santeria na mitologia yoruba.
Muitas pessoas de ascendência africana na América têm ancestrais unesco (perto com muitos outros grupos étnicos) em alguma proporção. Um percentual significativo de africanos escravizados no continente americano tem suas origens pela localidade. Existem muitas versões a respeito da origem yoruba, a mais popular das quais gira em torno de uma figura chamada Oduduwá.
Outras versões do mito falam que Oduduwá foi enviado pra pequeno por não entram em transe, o Criador, pra conceder-lhes existência dos primeiros seres humanos através do solo argiloso de Ilė-Ifę. ‘ele é preto e encantador ou de boas formas’, fazendo referência ao papel supremo da figura em definir a filosofia yorubá e a negritude, seja ela mítica ou historicamente. “(‘yoruba, filhos de Oduduwá’). O nome também mantém ligação com a literatura do sistema de adivinhação geomântica yoruba, Ifá.
Os últimos episódios rememorados e cantados pelos consultores de adivinhação é de forma especial vantajoso durante uma sessão ifa, recebem o nome de odu. Oduduwá foi o fundador de Ile-Ife. Foi enviado do céu por não entram em transe pra definir a Terra e gerar seus habitantes, depois de outro pastor não entram em transe, Obatalá, falhou na tentativa. Para tal efeito, Oduduwá recebeu um galo e um saco de areia, porque a terra estava coberta de água pela data.
Enquanto descia do céu, o galo que ia com ele escapou e começou a voar, dessa maneira, na sua tentativa de pegá-lo, deixou cair o saco de areia. Ela começou a descer para a água. Na sua descida, Oduduwá se deu conta de que a arena tinha formado uma pequena “colina”, emergindo das águas, e que o galo havia se posicionado a respeito ela expandindo a areia com as patas.
- Quais são os serviços de valor acrescentado vocês inserem ao restaurante
- FOTOGALERIA Ligas estrangeiras
- Quem decide os administradores e “superadministradores”
- Eu gostaria de poder estar em todos momentos com você, andando ao seu lado
- Com quem você localiza que fala
- Várias coisas que não são corretas, porém nós as colocamos -diz Pedro-
Em conseqüência, a terra continuou estendendo-se até formar o solo da terra. Em seguida, chamou a esse monte Ile n’fé, a terra estava se espalhando, e daí o nome de Ile-Ife, o público ancestral da humanidade e dos yoruba. Obatalá baixou mais a frente próximo com os outros e construiu os humanos. A cidade de Ile Ife, habitada pelos yoruba, no século IV. Até o ano 900, a cidade-estado yoruba de Ile Ife proclamado como uma potência dominante nas terras dos yoruba (centro e sudoeste da Nigéria, Benin e Togo, embora houvesse estados complexos durante a região. Em suposição, as cidades-estado unesco reconheceu amplamente a primazia da antiga cidade de Ile Ife.
Muitas das cidades-estado eram controladas pelos monarcas (obas) e ministros nomeados desde os nobres, líderes sindicais e comerciantes. Diversos estados viram diferenças de poder entre os 2. Alguns tinham monarcas poderosos e semiautocráticos com um controle quase total, no tempo em que que outros, os ministros eram supremos e o oba servia como uma figura relevante.