Rio Grande (Zacatecas) 1
Casa e Família

Rio Grande (Zacatecas)

Rio Grande é a quarta cidade mais populosa do Estado de Zacatecas, no México; e a terceira aglomeração mais primordial, em tão alto grau econômica como politicamente. A entidade está localizada na região centro-norte do estado e conta com uma população de 62,693 habitantes, segundo os resultados do Censo de População e Habitação de 2010 do INEGI.

Rio Grande é conhecido como “O Celeiro da Nação” por ser um dos maiores produtores de feijão e desse modo mesmo o maior comerciante dessa leguminosa pela área frijolera preponderante do país. Foi batizada de Santa Helena do Rio Grande, é uma homenagem ao dia de tua fundação, em 18 de agosto de 1562, que coincidia no santoral católico com o de santa Helena.

o Seu lema: UNIÃO, Trabalho E PROGRESSO. Por tão grandes serviços prestados ao Reino de Espanha e o Vice-rei da Nova Espanha. Em 1918, é declarado Município Livre, e no ano de 1968 se declara Cidade do Rio Grande. Miguel Canais Dávila: liberal, lutou próximo a General Jesús González Ortega. No decorrer da intervenção Francesa.

Afonso Medina Cunha (1891-1934): revolucionário, político, extenso líder agrária, Governador Constitucional do Estado em 1928. Seus restos mortais estão depositados no Mausoléu dos Homens Ilustres do Cerro de la Bufa, na capital do Estado. Anastacio V. Hinojosa: Primeiro líder agrária, ex-presidente municipal. José da Solidão Torres Cunha: (1918-1967): bispo e líder Religioso. Salvador Gómez Molina (1918-1983): Professor, Contador, Jornalista e Historiador.

Autor da Monografia de Rio Grande. Presidente municipal, trouxe a luz elétrica pro município de Rio Grande, Zacatecas. Se dou para a Casa da Cultura: “Luis Cerrillo Cazares” em sua honra. Juan Mata Torres (1950-1999): comerciante, político, fazendeiro, e o homem, a todo o momento em pesquisa dos direitos dos comerciantes de Rio Grande. José María Gallardo Isso: ex-presidente municipal do Rio Grande Zacatecas, dono da extinta praça de touros José Ma. Norberto Rivera Carrera: Ex-padre da paróquia de Santa Helena da Cruz e Ex – Arcebispo Primaz do México.

Embora não nasceu nessa cidade é considerado filho do município pelo admiração que chegou a ter no momento em que foi sacerdote de Santa Helena da Cruz. Pbro. João Saucedo Menchaca: Melhor famoso por todos os rigrandenses como “O Pai Joãozinho”. A ele se tem que a remodelacíon do Templo Paroquial de Santa Helena da Cruz. Permaneceu como pároco por mais de 20 anos.

  • 31 respostas
  • “Para ti Guardei o Amor” – Nando Reis e Ana CañasPedro e Debora
  • um Demolição e reconstrução de casas
  • Alonso 17:48 vinte e um set 2006 (CEST)
  • Na semana passada, com a vista para o Papa Francisco
  • 2×04: Negar, contestar, contestar
  • dez Come e Cala

Luis Badillo Cortez (1931-2008): Conhecido por todos os riograndenses como “O Gringo”. Esteve no cargo de cronista do Município de Rio Grande por espaço de quinze anos. Sendo o último cargo que ocupou o cargo, além de Diretor da Casa Da Cultura. Publicou 6 livros; também, durante 9 anos consecutivos publicou os agora usuais “calendários de efemérides”.

João José Quirino Salas: Lutador social nacional, foi o fundador da Casa do Estudante Zacatecano pela cidade do México e Presidente Nacional e fundador do El Barzón. Por teu serviço social foi preso em muitas ocasiões. Foi Senador da República de LVII Legislatura. Integrante do Grupo Parlamentar do PRD.